3 PERIGOS DE SER EXAGERADAMENTE OTIMISTA.

3 PERIGOS DE SER EXAGERADAMENTE OTIMISTA.

otimismoAs teorias da física quântica, especialmente a do pensamento positivo como um “Poder Oculto” fonte de toda saúde e riqueza que uma pessoa deseje conquistar tem ganhado adeptos no mundo inteiro.

Os defensores dessa teoria acreditam que “nossas palavras tornam-se nosso destino” e que nossos pensamentos podem materializar qualquer coisa.

Eu, particularmente, acredito muito no poder das palavras porque, como Hipnoterapeuta, já vi verdadeiros “Milagres” acontecerem durante meus atendimentos, usando apenas o poder da linguagem.

Acredito também que o pensamento positivo tem sido um elemento fundamental para o meu sucesso pessoal e profissional e manter o otimismo diante dos desafios da vida tem me ajudado bastante, mas, como tudo na vida tem dois lados, pergunto: Será que existe um momento em que o otimismo é prejudicial?

Sim, existe! Pessoas que pensam exageradamente positivo acabam pulando fora da realidade, prejudicando a si mesmas e aos outros com sua “fé que tudo vai dar certo sempre.”

A seguir, cito 3 perigos de ser EXAGERADAMENTE otimista.

1 Passar mais tempo imaginando do que planejando.

Você conhece aquela pessoa sonhadora, que vive imaginando viagens pela Europa, Disney, mas não faz plano algum? Essa, com certeza, é um exemplo de pessoa exageradamente otimista.

Essa atitude de sonhar, sonhar e nunca planejar… Inibe completamente quaisquer possibilidades de realizações na vida de alguém.

Imagine uma pessoa que sonha ganhar na loteria, mas nunca joga! Será que ela tem uma chance mínima de ganhar? Com certeza não!

Como diria o famoso pintor Pablo Picasso “Tudo que posso fazer pela sorte é que ela me encontre trabalhando”.

2 Ser incapaz de prever e se prevenir de riscos.

Imagem relacionada

Na cabeça de uma pessoa exageradamente otimista, considerar a possibilidade que algo possa dar errado é “falta de fé” e por isso inaceitável.

Elas são incapazes de prever riscos, ignoram o perigo e, muitas vezes, colocam em risco o sucesso de um projeto, sua própria vida e a vida das pessoas que trabalham com ela.

Não só é necessário prever os riscos de um empreendimento como também assumi-los com coragem e determinação, trabalhando para “fechar as brechas” do projeto e realizar tudo da melhor maneira possível.

Pensar nos possíveis problemas que possam surgir no decorrer de um trabalho não é sinônimo de insegurança, mas de prudência.

3 Sofrer pelo excesso de confiança.

Se não tem como perder, para que se preparar? O excesso de confiança das pessoas exageradamente otimistas chega a ser estúpido.

Elas acabam estudando menos, treinando menos e se preparando menos por causa da fatídica crença que tudo dará certo no final.

Como diria o Escritor Dale Carnegie “Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue derramado em batalha”.

Conheço pessoas que têm um potencial incrível, mas não crescem porque carregam consigo a crença “Se for pra ser, será.” E atribuem suas vitórias e derrotas ao destino, nunca assumindo a responsabilidade, criando para si mesmas um carma negativo e tomando uma posição secundária em suas próprias vidas.

Muitas vezes, por trás de toda essa “Positividade”, se esconde uma alma insegura e carente de cuidados, que se preocupa mais em ignorar do que resolver problemas, como se dizer “A dor não existe” fosse suficiente para curar a ferida.

Algumas pessoas simplesmente detestam falar sobre o que lhes incomoda, colocam seus óculos coloridos e seguem fingindo que tudo vai bem, mas, com o tempo, essa atitude vai se tornando extremamente perigosa e pode culminar em transtornos como síndrome do pânico, depressão e outras questões emocionais sérias.

_____________________________________________________________________

O site Hipnose Na Prática conta com vários Hipnoterapeutas Profissionais que podem auxiliar você a descobrir como mudar sua mente para alcançar seus objetivos.

Talvez, algumas sessões de Hipnoterapia, seja o “empurrãozinho” que você tanto precisa para decolar de uma vez por todas na realização dos seus sonhos. Clique aqui ou no botão abaixo em “SNAPTERAPIA” seta para conhecer a plataforma de Atendimento.

Imagem2

Artigo produzido por Hipnose na Prática

Leia também: NÃO ADIANTA RECLAMAR, SE VOCÊ NÃO TOMA UMA ATITUDE e PSICOLOGIA INFANTIL: NUNCA MANDE UMA CRIANÇA ENGOLIR O CHORO.

Entrevistas: Entrevistas sobre Hipnose
Mais Aulas: Induções Hipnóticas

#Aprenda Hipnose Gratuitamente: Minicurso Gratuito de Hipnose

Siga-nos nas Redes Sociais:
fb       App Grupo         app YouTube         App Instagram 2       Twitter App     app Pinterest

2 comentários em “3 PERIGOS DE SER EXAGERADAMENTE OTIMISTA.

  1. Vira e mexe acabo caindo na primeira armadilha que é ficar muito tempo imaginando, a hora de dormir mesmo é um problema… rsrs
    Mas tenho buscado meios de corrigir isso, geralmente execução do planejamento me faz sair dessa masturbação mental.

Deixe um comentário