Você Sabe Reduzir UMA dor EM POUCOS MINUTOS?

Como reduzir UMA dor EM POUCOS MINUTOS ATRAVÉS da HIPNOSE

dor-de-cabeca
Reduzir uma dor sem remédio pode parecer estranho, eu também pensaria isso se eu não conhecesse tão bem a hipnose. É possível e você vai aprender neste artigo como controlar um dor com hipnose!

No clássico episódio de Erickson sobre o controle da dor (Reduzir uma dor com hipnose), trouxeram-lhe uma mulher que estava morrendo de câncer. Trouxeram-na até Erickson numa ambulância, puseram-na em cima de uma cadeira de rodas e a empurraram até o consultório dele. A mulher olhou para Erickson e lhe disse “Essa é a coisa mais boba que já fiz em minha vida. Meu médico me mandou aqui de modo que você pudesse fazer alguma coisa com a dor. As drogas não aliviam minha dor. A cirurgia não aliviou a minha dor. Como é que você vai conseguir aliviá-la apenas com palavras? ”

Erickson, sentado na cadeira de rodas, rodou para frente e para trás e olhou para ela, tendo espelhado todas as suas crenças ao dizer “Você veio aqui porque seu médico mandou e você não entende como apenas palavras poderiam controlar sua dor. A cirurgia, tampouco, controlou sua dor. E você acha que essa é a maior besteira que já fez na vida. Bom, deixe-me fazer uma pergunta. Se aquela porta se abrisse toda… de repente… agora mesmo… e você olhasse por ela e visse um tigre enorme… lambendo faminto suas mandíbulas… olhando fixamente apenas para você… quanta dor você acha que sentiria?
O passo é o seguinte: ele apresentou um contexto onde ninguém irá ter consciência da dor. A dor simplesmente não existe quando se está a ponto de ser comido por um tigre. Uma experiência na qual não existe dor pode ser algo a ser ancorado e mantido como estado alterado de caráter especial. Disse Erickson: “Mais tarde os médicos não entenderam quando ela disse que tinha um tigre debaixo da cama e que ela ficava assim escutando o “Purrr” que ele fazia.

O texto citado acima é um trecho do livro “Atravessando Passagens em Psicoterapia” e como você pôde ler, aborda um método usado pelo renomado hipnoterapeuta Milton Erickson para remover a dor de uma paciente. O que Erickson fez foi basicamente hipnotizar conversacionalmente a mulher através de uma metáfora em que a dor seria irrelevante diante de um perigo maior.
Sabe quando você está com uma terrível dor de dente e decide ir ao dentista? Quando chega lá, enquanto aguarda sua vez, ouve o barulho da furadeira no consultório e isso dispara um medo, seguido daquele frio na barriga e sua dor de dente simplesmente desaparece, por algum tempo você “esquece” a dor, pois seu cérebro está focado em preservar sua vida, preparando você para lutar, fugir ou paralisar diante da ameaçadora furadeira do dentista.

E se você deseja se aprofundar no estudo da hipnose, clique em “QUERO RECEBER”, cadastre seu e-mail e estaremos te enviando além de um minicurso gratuito de hipnose online, conteúdo relevante sobre hipnose e desenvolvimento da mente!minicurso-de-hipnose

A carie continua lá e você ainda precisa submeter-se ao dentista, mas seu cérebro está “distraído” pelo medo e por isso dissociado da dor física. Eu, por exemplo, já sofri de unha encravada, porém a dor só me incomodava mais a noite quando eu parava para pensar nela, pois durante o dia eu estava dissociado, distraído e focado em outras tarefas, porém aprendi através da hipnose a aliviar a dor através de jogos com a imaginação independente da ocasião, quer aprender? Pois me acompanhe. Quero lembrá-lo que essas aplicações hipnóticas retiram a dor e não a causa, por isso não deixe de ir consultar um médico se precisar.

Hoje vou compartilhar com você um método para gerar alívio imediato, o método das formas geométricas, essa aplicação sugere criar uma representação visual da dor, conferindo a ela forma, cor e peso para então mentalmente fazer a transição dessa forma para outra forma, cor e peso que represente a ausência da dor. Por exemplo, a última vez que senti dor nas costas, visualizei a dor como um triângulo de cor vermelha com 20Kg de peso. Em contra partida visualizei a ausência de dor como uma bolha de sabão, leve, bem pequena e distante, daí usando a imaginação e de olhos fechados mentalizei a transição bem devagar do triângulo vermelho de 20Kg em um forma mais e mais arredondada e pequena cada vez mais clarinha até ficar totalmente transparente, pesando 18Kg e então 15Kg, 10kg, 5kg até flutuar de tão leve, então agora eu tinha diante de mim uma pequena bolha transparente flutuando no espaço cada vez mais distante até desaparecer. O alívio nas minhas costas foi imediato. Você também pode conduzir o processo com outras pessoas, segue-se um script mais explicado, créditos do script ao hipnólogo Edenilson Junior:

H: Hipnólogo;

V: Voluntário com dor.

Peça para pessoa sentar-se confortavelmente e respirar 3 vezes, puxando ar pelo nariz e soltando pela boca e a cada respiração relaxar cada vez mais, todos os músculos do corpo. Agora pergunte para ela, de 0 (zero) a 10 (dez), quanto está doendo. Digamos que ela fale 7 (sete), essa é a dor dela naquele momento. Peça para pessoa fechar os olhos e diga: H: Imagine V, essa dor agora, na sua frente, e me diga, se você pudesse dar uma forma para essa dor, que forma seria?

V: Triângulo.

H: Muito bem, continue imaginando esse triângulo, essa dor, e diga-me, se você pudesse dar uma cor para essa DOR, que cor você daria?

V: Preto.

H: E sem dor, que cor seria?

V: Branco.

E se você deseja se aprofundar no estudo da hipnose, clique em “QUERO RECEBER”, cadastre seu e-mail e estaremos te enviando além de um minicurso gratuito de hipnose online, conteúdo relevante sobre hipnose e desenvolvimento da mente!minicurso-de-hipnose

H: Perfeito! Perceba que a medida que eu falo, seu corpo relaxa cada vez mais. Me diga apenas mais uma coisa, imagine que você pode dar um peso para essa dor, quanto pesa?

V: 15 kg.

H: Isso, muito bem, agora, imagine, sinta esse triângulo, PRETO, 15 KG, perceba que esse desconforto vai se desgrudando do seu corpo, e agora esta parado na sua frente, porém, você percebe que quanto mais respira tranquilamente, esse triângulo se afasta, se afasta cada vez mais e a medida que ele se afasta ele fica mais leve, 10 kg, isso, muito bem e quanto mais leve fica, você repara, que a cor ficou mais clara, um cinza escuro, talvez. Perfeito! Perceba que esse triangulo se afasta mais e mais, e agora esta com apenas 8 Kg, leve, muito leve e essa cor mais clara, mais clara e a medida que essa cor se aproxima do branco, você vê que esse triângulo começa a flutuar, 5 kg agora, e essa cor mais clara, mais clara, se aproximando do branco, muito bem. Perceba que quanto mais relaxa seu corpo, mais longe esse triangulo vai flutuando, longe, muito longe, 4 kg agora, 3kg, 2kg, isso, sinta que esta muito leve solto, e esse triangulo quase desaparecendo, flutuando longe, e quanto mais longe esse triângulo vai, mais claro fica, isso, 1 kg, flutuando muito longe, desaparecendo totalmente, completamente branco, relaxado e tranquilo.

Bata palma na frente do voluntário ou estale os dedos e diga:

H: Abre os olhos!
Quebre o padrão, pergunte que horas são, ou o que vai fazer depois. Traga a pessoa para o Aqui e Agora, ao estado normal de consciência.

V: Ah, são 14hr:00min.

H: Ah, já ia me esquecendo, de 0 (zero) a 10 (dez) quanto esta aquela dor?
Você percebe que a pessoa mexe os olhos para tentar achar a dor.

V: Não esta mais doendo.

H: Mas TENTE achar a dor, TENTE.
Quando a dor não desaparecer totalmente, apenas diga para pessoa que a dor vai sair logo, porque ela vai tentar achar a dor, e quanto mais ela tentar, mais a dor irá diminuir. – Respeite a representação da dor para aquela pessoa, e adapte. Se ela disser que pesa 50 kg, vá diminuindo ate chegar a 0. – Este script é ótimo para tirar dor, porém, a consulta com um médico ou profissional necessário é essencial.

Adapte esse script do jeito que achar melhor, seja criativo. Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos. A Hipnose melhora sua qualidade de vida e qualquer pessoa pode aprender desde que esteja disposta a praticar.

Produzido por:
Apresentação do João


E se você deseja se aprofundar no estudo da hipnose, clique em “QUERO RECEBER”, cadastre seu e-mail e estaremos te enviando além de um minicurso gratuito de hipnose online, conteúdo relevante sobre hipnose e desenvolvimento da mente!minicurso-de-hipnose

Entrevistas: Entrevistas sobre Hipnose

Mais aulas: Induções Hipnóticas

#Aprenda Hipnose gratuitamente: Minicurso Gratuito de Hipnose

Siga-nos nas Redes Sociais:
Fan Page (Conteúdos de qualidade publicados para você)
Grupo de Estudos no Facebook (Com mais de 8 mil hipnólogos)
Youtube (São mais de 10 mil participantes ativos)

Instagram
Twitter

Um comentário em “Você Sabe Reduzir UMA dor EM POUCOS MINUTOS?

Deixe um comentário