Hipnose Durante o Sono, É Possível?

Hipnose Durante o Sono, É Possível?

O psicólogo Ken Paller, líder de um estudo na área, feito pela Universidade Northwestern, diz que “Estímulos externos durante o sono podem ter influência sobre o aprendizado.”. Com essa afirmação, será que temos base para dizer que hipnose durante o sono é possível de ser feita?

No estudo realizado por Ken, 50 voluntários foram expostos a uma longa sequência de imagens e cada imagem vinha associada de um som distinto, como por exemplo, o barulho de uma explosão ou de um sino.

Depois disso, os voluntários foram dormir, mas durante o sono, mais precisamente na fase do sono profundo, metade deles foi exposto novamente aos estímulos de som associados às imagens.

No dia seguinte, todos os voluntários passaram por um teste de memorização após acordar e quem havia sido exposto aos sons durante o sono, pôde se lembrar de mais imagens e em ordem mais correta.

O resultado dessa pesquisa não quer dizer que alguém vai aprender algo do zero enquanto dorme, mas que aquilo que uma pessoa já sabe, pode ser reforçado durante o sono.

Sabendo disso, é possível por meio da hipnose no sono, reforçar comportamentos positivos enquanto uma pessoa está dormindo.

Lembre-se que independente da situação, o inconsciente não aceita sugestões que ferem os princípios morais da pessoa, então não pense que pode manipular a vontade de alguém enquanto ela dorme, mas se sua intenção for ajudá-la a fazer escolhas e assumir comportamentos benéficos para ela no dia a dia, as chances de funcionar são maiores.

O momento ideal para entrar no quarto onde a pessoa está dormindo e fazer sugestões hipnóticas, é durante o sono REM, uma fase do sono em que ocorrem os sonhos mais vívidos e a mente do sujeito está mais receptiva para receber sugestões, os adultos entram em sono REM entre 90 a 110 minutos após dormirem e as crianças entre 40 e 50 minutos.

É essencial usar um tom de voz calmo e acalentador ao fazer sugestões ao sujeito dormindo e começar dizendo “(nome do sujeito) Enquanto você continua dormindo e ouve minha voz, pode ficar mais e mais relaxado, tranquilo, aproveitando esse momento de paz e serenidade, vivenciando os sonhos mais belos em sua mente…”

Daí você insere sugestões curtas e objetivas como “Enquanto continua dormindo, respirando profundamente, você percebe-se mais confiante, seguro, capaz de trabalhar com coragem e determinação durante o dia, reagindo com calma diante das situações difíceis e desfrutando de uma enorme paciência para resolver os problemas que surgem em qualquer situação”.

Algo interessante que pode ser feito por um casal, por exemplo, é marido e mulher combinarem de se revezar durante a semana para um esperar o outro dormir, atingir o sono REM e então sugerir mudanças relevantes para a vida de cônjuge.

Talvez o esposo esteja sofrendo com stress no trabalho e isso está afetando o desempenho dele como profissional, pai e esposo, então a sua mulher combina com ele de sugestiona-lo durante o sono, assim, se ele acordar, não vai ficar confuso com a situação porque já havia acertado isso com ela. Muito provavelmente os resultados serão significativos.

A técnica para hipnotizar dormindo é bastante útil principalmente para reforçar bons comportamentos em crianças. Elas atingem o sono REM mais rápido do que os adultos e passam mais tempo nesse estado durante o sono.

É difícil hipnotizar crianças da maneira convencional porque o poder de atenção delas costuma ser baixo para coisas repetitivas e monótonas como a hipnose clássica e embora haja outras estratégias para influenciar o comportamento dessa criança em estado de vigília, como atividades lúdicas, a sugestão durante o sono pode ser uma solução viável para se comunicar com o inconsciente dela e dizer-lhe em que deve melhorar seus comportamentos.

É importante ressaltar que o inconsciente responde melhor à sugestões positivas, então não adiantar dizer “Pedrinho, não faça isso, não faça aquilo”. Isso definitivamente não funciona. Sabendo disso, você poderá entrar no quarto da criança entre 40 a 50 minutos após ela ter dormido, se aproximar com cuidado e dizer “Continue dormindo e enquanto você continua dormindo…”

Claro que você não dirá “seja mais altruísta”, é essencial falar em uma linguagem que a criança entenda, sugerindo atitudes específicas, como “E quando seus pais te corrigem para o teu bem, você os ama ainda mais/Você pode relaxar e quando acordar pela manhã, estará disposto para ir a Escola e sentirá curiosidade em aprender sobre todas as matérias porque é muito bom aprender coisas novas.”

Referências bibliográficas:
http://super.abril.com.br/ciencia/o-que-acontece-enquanto-voce-dorme
http://www.saudemelhor.com/quais-sao-fases-sono-que-acontece-cada-uma
https://pt.wikipedia.org/wiki/REM_%28sono%29

Artigo Produzido por Hipnose na Prática


Espero ter te ajudado com esse artigo e se você deseja se aprofundar no estudo da hipnose, clique no campo abaixo em “QUERO RECEBER“ seta Cadastre seu e-mail e receba conteúdos Exclusivos sobre hipnose e desenvolvimento humano!minicurso-de-hipnose

Mais artigos: Hipnose para Iniciantes

Entrevistas: Entrevistas sobre Hipnose

Mais Aulas: Induções Hipnóticas

Siga-nos nas Redes Sociais:
Fan Page (Conteúdos de qualidade publicados para você)
Grupo de Estudos no Facebook (Com mais de 9 mil hipnólogos)
Youtube (São mais de 15 mil participantes ativos)

Instagram
Twitter

Deixe um comentário