Os 7 Principais Mitos da Hipnose

Quebrando os 7 Principais Mitos da Hipnose

Mitos são inverdades ou exageros a respeito de sua definição, processo e finalidade de alguma coisa.
Vou listar a baixo alguns mitos com as respectivas refutações sobre o hipnotismo.

#1 Hipnose é sono?
sono

Não. O transe hipnótico é um estado modificado de consciência denominado estado Alpha, nesse estado, diferente do sono fisiológico, há uma forte atividade elétrica no cérebro devido ao altíssimo nível de concentração em que o sujeito se encontra. Simplificando a hipnose ao máximo, podemos defini-la como monoideísmo, isto é, foco absoluto nas imaginações.

#2 Hipnose é controle da mente?controle da mente

Não. Hipnose é uma parceria de confiança entre hipnólogo e sujeito, logo se o sujeito não quiser ser hipnotizado, não será. Antigamente falava-se que o hipnólogo se tornava o operador da mente do sujeito hipnotizado, mas eu diria que o hipnólogo é mais um facilitador do transe, ele faz a ponte entre a mente consciente e o inconsciente, permitindo assim que o sujeito acesse um estado adequado de consciência para experienciar o potencial de sua própria mente.

#3 Hipnose só funciona em pessoas mentalmente fracas!hipnose funciona

Se isso é verdade, 100% das pessoas que consegue prestar atenção são mentalmente fracas, afinal se você “sonha acordado”, diverte-se lendo um bom livro, “viaja” ouvindo uma história interessante ou vai ao cinema para se emocionar com um filme, você entra em transe.

Sabe quando uma pessoa está com um olhar perdido, aparentemente distraído e quando você chama a atenção dela, ela toma um pequeno susto? Essa pessoa não está distraída, na verdade ela está hiper concentrada, isto é, em transe.

A verdade é que de vez em quando, o nosso cérebro “hiberna” por alguns minutos para economizar energia, já pensou se você precisasse tomar consciência de tudo o que faz o tempo todo?

Repare em quem dirige carro, quando ela estava aprendendo, achava tudo complicado, direção, marchas, freio, acelerador, embreagem e tudo ao mesmo tempo!

Mas agora, ela opera tão inconscientemente (no automático) que comete até a imprudência de falar no celular enquanto dirige. Basicamente, se um ser humano é capaz de se concentrar e obedecer a instruções, ele é pode ser hipnotizado.

#4 O sujeito hipnotizado fará tudo que o hipnólogo mandar.

controlar pessoas

A mente humana não é “casa da mãe Joana”, existem princípios morais particulares de cada pessoa e esses princípios são obedecidos e protegidos pela mente inconsciente do sujeito, por isso é certo afirmar que uma pessoa hipnotizada não fará nada contra seus princípios morais (religião, família, valores, integridade física), isto é, se você não faria “acordado”, não fará hipnotizado.

#5 O sujeito hipnotizado contará todos os seus segredos ao hipnólogo.
contar segredos

O tópico #4 responde essa.

#6 Hipnose é considerada uma técnica esotérica?Esoteirismo

Não. A hipnose é um fenômeno neurofisiológico legítimo, onde o funcionamento do cérebro possui características muito especiais, tais como relaxamento muscular, anestesia, dilatação da pupila e hipermnésia (reforço na memória).

Durante o transe, acontecem realmente alterações no cérebro e isso já foi confirmado em uma pesquisa, por exames em voluntários através do encefalograma. Talvez no misticismo, exista um pouco de hipnose, mas na hipnose, não há nada de místico.

#7 Uma pessoa pode não voltar do transe?
não voltar do transe

Voltar de onde? Você não vai a lugar nenhum. A vantagem de ser hipnotizado é que você pode viajar o mundo todo sem sair do seu corpo, apenas com sua mente.

Por fim, a hipnose é um método seguro tanto para o entretenimento (rua, palco) como para o ambiente clínico (hipnoterapia e afins).

Se você acredita em Deus, veja a capacidade/habilidade para ser hipnotizado como um presente divino para o seu auto aprimoramento, mas se não acredita em uma divindade, veja a hipnose como uma ferramenta poderosíssima que a natureza deu ao ser humano para acelerar as mudanças internas positivas possibilitando uma evolução de qualidade.

Artigo Produzido por:
Apresentação do João


E se você deseja se aprofundar no estudo da hipnose, clique no campo abaixo em “QUERO RECEBERseta Cadastre seu melhor e-mail e receba conteúdos Exclusivos sobre hipnose e desenvolvimento humano!minicurso-de-hipnose

Mais artigos: Hipnose para Iniciantes
Entrevistas:
 Entrevistas sobre Hipnose
Mais Aulas: Induções Hipnóticas

#Aprenda Hipnose Gratuitamente: Minicurso Gratuito de Hipnose

Siga-nos nas Redes Sociais:
Fan Page (Conteúdos de qualidade publicados para você)
Grupo de Estudos no Facebook (Com mais de 9 mil hipnólogos)
Youtube (São mais de 15 mil participantes ativos)

Instagram
Twitter

3 comentários em “Os 7 Principais Mitos da Hipnose

    1. Obrigado por nos acompanhar Andre. Fico feliz em saber que gostou deste artigo!
      Compartilhe esse conhecimento com outras pessoas também!

Deixe um comentário